Pica-pau-verde-barrado
Informações do animal
Característica
Mede de 23 a 30 centímetros e pesa de 104 a 174 gramas. Sua plumagem é esverdeada com pequenas pintas pretas que ajudam na camuflagem. Na cabeça, característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. Os machos têm um pequeno bigode vermelho na base do bico.
Alimentação
Come formigas e suas ninhadas, artrópodes e suas larvas e frutos como abacates.
Reprodução
O macho se exibe para a fêmea no cortejo pré-nupcial. O casal faz uma cavidade para o ninho em uma árvore morta, mas frequentemente usa palmeiras e embaúbas. Preferem cavar na face da árvore que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. Dois a quatro ovos brancos e brilhantes são postos e ambos os pais se revezam na incubação. Os filhotes nascem nus e cegos e são alimentados pelos pais, que regurgitam uma massa de insetos.
Hábitos
Habita o interior e as bordas de floresta, várzeas, áreas abertas e zonas arbustivas com árvores. Pode ser encontrado em plantações e até em cidades.
Distribuição Geográfica
Registro em Itaiópolis em 10/2010.
Registro em Dotor Pedrinho em 01/2011.
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Quatro estruturas na cabeça dos pica-paus lhes possibilitam bicar uma árvore de madeira dura sem causar nenhuma lesão no cérebro: um bico forte, mas flexível, um hioide (estrutura de osso e tecido elástico que envolve o crânio), uma área de osso esponjoso no crânio e um pequeno espaço entre o crânio e o cérebro para o líquido cerebrospinal.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae, Leach, 1820
Espécie: C. melanochloros
Nome Científico: Colaptes melanochloros, (Gmelin, 1788)
Nome em Inglês: Green-barred Woodpecker
Mais nomes
pica-pau-carijó.Ocorrências
- Itaiopolis (3)
- Rio dos Cedros (1)
- Doutor Pedrinho (1)
- Blumenau (1)