Pica-pau-do-campo

Videos deste animal     (2)

Informações do animal

Nome: Pica-pau-do-campo
Nome científico: Colaptes campestris
Nomes populares: chã-chã.

Característica

Mede de 28 a 33 centímetros e pesa de 145 a 192 gramas. Existem duas subespécies que se distinguem pela cor da garganta: a. C. campestris campestroides de cor branca e a C. campestris campestres de cor negra.

Alimentação

Come insetos, principalmente formigas e cupins.

Reprodução

Nidifica em buracos feitos em troncos, moirões e barrancos. Põe de quatro a cinco ovos brancos e brilhantes. Macho e fêmea fazem a incubação. Os filhotes são alimentados com bolas de insetos conglomerados e larvas de cupim regurgitadas pelos pais.

Hábitos

Vive em áreas abertas, campos, pastagens, lavouras, parques e cidades. Desloca-se pelo solo em grupos entre oito e dez indivíduos, por vezes em bandos mistos. Em determinados locais, tem hábitos semissociais, construindo de cinco a seis ninhos coletivamente. Em Santa Catarina existem as duas subespécies: a C. campestris campestris e a C. campestris campestroides ocorrem do nordeste ao norte do estado. Na região central ocorre somente a C. campestris campestroides (de garganta branca).

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Registro mais recente: Em Passos Maia - 12/11/2013

Curiosidades

Esta ave tem hábitos muito interessantes. Um deles é ser um pica-pau que procura seu alimento principalmente no solo. Outro é o de “tomar banho de formigas” para desinfetar suas penas. O pica-pau-do-campo chega a deitar sobre os formigueiros terrestres das agressivas formigas-lava-pé. As formigas, para atacar ou se defender, liberam ácido fórmico, que acaba funcionando como inseticida contra piolhos e carrapatos.

Dados Científicos


Classificação Científica:
 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae, Leach, 1820
Espécie: C. campestris
Nome Científico: Colaptes campestris, (Vieillot, 1818)
Nome em Inglês: Campo Flicker