Caturrita
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede de 28 a 33 centímetros. Apresenta penas verdes no dorso, que contrastam com a barriga, o peito, a garganta e a testa acinzentados. O bico é pequeno e alaranjado. No peito, a plumagem é escamada. As asas e a cauda possuem penas longas azuladas.
Reprodução
Todos os outros psitacídeos, como papagaios e araras, fazem ninhos em buracos ocos de árvores, barrancos ou cupinzeiros. As caturritas constroem os ninhos, usados durante todo o ano, com gravetos nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores. Quando não estão no período reprodutivo, as caturritas os usam para dormir ou como proteção. Chegam a pôr 11 ovos por ninhada.
Hábitos
Habita áreas abertas, lavouras, capoeiras, capões e áreas urbanas até 1.000 metros de altitude. As caturritas são aves gregárias e não migratórias. Voam em casais ou bandos de 15 a 50 indivíduos.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
No Sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, a caturrita é considerada praga em zonas de cultivo de milho e sorgo e em pomares. Com o desaparecimento das matas onde vivia, esta ave começou a procurar alimento nas culturas que hoje ocupam seu habitat natural. Com alimento fácil e a extinção progressiva de seus predadores, como o gavião, a população da espécie aumentou facilmente. Levada como animal de estimação para outros países, hoje a caturrita já é encontrada livre e se reproduzindo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae, Rafinesque, 1815
Espécie: M. monachus
Nome Científico: Myiopsitta monachus, (Boddaert, 1783)
Nome em Inglês: Monk Parakeet