Pato-do-mato

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Pato-do-mato
Nome científico: Cairina moschata
Nomes populares: pato-selvagem.

Característica

Mede de 64 a 85 centímetros e pesa de um a 3,5 quilos. O macho tem quase o dobro do tamanho e do peso da fêmea. Tem o corpo todo negro com algumas áreas das asas brancas. Além de maiores, os machos possuem áreas nuas ao redor dos olhos de coloração vermelha e uma carúncula da mesma cor acima da base do bico.

Alimentação

Onívoro, alimenta-se de quase tudo. Pode comer folhas, brotos, raízes e sementes de gramíneas e de plantas aquáticas, insetos, peixes, crustáceos e moluscos que apanha sobre a água ou através da filtragem da lama do fundo. Também pode capturar e comer pequenos anfíbios e até mesmo répteis como cobras.

Reprodução

A cópula acontece dentro da água e, por incrível que pareça, constrói seu ninho no alto das árvores, quase sempre em ocos de pau, próximos da água. A fêmea choca seus ovos que são de cor branca azulado e podem ultrapassar uma dezena.

Hábitos

Habita várzeas alagadas e ambientes aquáticos com florestas circundantes. Vive aos casais ou em pequenos grupos.

Distribuição Geográfica

 

Em Joinville, 15 de agosto de 2012.

Curiosidades

Debaixo da sua quase impenetrável cobertura de penas de contorno fica uma camada espessa de penas macias e felpudas chamada penugem lanosa, que pode ter até 17 milímetros de espessura e que cobre a maior parte do corpo do pato. Essa penugem natural é um isolante térmico tão eficiente que nenhum material sintético já inventado se compara a ela.

Dados Científicos


Classificação Científica:
 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família:  Anatidae, Leach, 1820
Subfamília: Anatinae, Leach, 1820
Espécie: C. moschata
Nome Científico: Cairina moschata, (Linnaeus, 1758)
Nome em Inglês: Muscovy Duck

Mais nomes

pato-selvagem.

Ocorrências