Sanhaçu-do-coqueiro

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Sanhaçu-do-coqueiro
Nome científico: Tangara palmarum

Característica

Mede cerca de 17 centímetros. Predominantemente de coloração esverdeada. Entre as longas penas da asa, nota-se durante o voo uma listra mais clara, amarelada, característica da espécie.

Alimentação

Onívoro, alimenta-se de insetos, como formigas e cupins, e outros invertebrados que caça entre a folhagem ou durante o voo.

Reprodução

Constrói seu ninho em forma de taça com fibras vegetais, camuflado entre a folhagem densa. Põe geralmente dois ovos de cor creme ou branca com manchas de tons acinzentados. A incubação é realizada pela fêmea durante 14 dias e os filhotes se tornam independentes com 20 dias. A alimentação dos filhotes e a construção do ninho são atividades realizadas pelo casal. No período de reprodução, canta com mais intensidade.

Hábitos

Espécie muito ativa. Habita áreas florestadas, mas pode frequentar também pomares e áreas urbanas, regiões com vegetação baixa. Costuma viver em casais e pequenos grupos. É agressivo e territorialista, inclusive com os da mesma espécie.

Curiosidades

Frequenta palmeiras com regularidade, preferindo estas árvores como ponto de pouso ou nidificação, hábito que deu origem ao seu nome popular.

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae, Cabanis, 1847
Espécie: T. palmarum
Nome Científico:Tangara palmarum,(Wied, 1823)
Nome em Inglês:Palm Tanager