Saci

Videos deste animal     (1)

Sons deste animal

  1. Saci

Informações do animal

Nome: Saci
Nome científico: Tapera naevia
Nomes populares: peixe-frito, verão, peitica, buraco-feio, crispim, fem-fem, martimpererê, matinta-pereira, mati-taperê, matintaperera, sem-fim, seco-fico, sêde-sêde, tempo-quente.

Característica

Mede de 26 a 30 centímetros de comprimento e pesa de 50 a 60 gramas. É de difícil localização por causa de sua coloração mesclando faixas pretas com linhas marrons. Tem as penas da cabeça eriçadas e marcante traço branco que segue do olho até a nuca.

Alimentação

Come insetos e lagartas.

Reprodução

Usa ninhos de outras espécies. Na mesma época de postura da outra espécie, os ovos são depositados no ninho e caberá a esta ave chocar e criar os filhotes do saci. Como o ovo do saci choca mais rápido que os outros no ninho, o filhote, ao nascer, usa seu bico para matar os outros filhotes, assegurando desta maneira o fluxo de comida necessário para garantir o seu rápido crescimento. Ele fica aproximadamente 18 dias no ninho e, ao sair, pode atingir o dobro ou o triplo do tamanho dos hospedeiros.

Hábitos

Vive solitário. De difícil visualização, podemos ouvi-lo com mais facilidade que enxergá-lo, pois voa ao menor sinal de perigo.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Laguna (1)
Registro mais recente: Em Laguna - 10/01/2013

Curiosidades

Acredita-se que a ave conhecida por saci seja uma das muitas formas que a entidade da mitologia indígena, com o mesmo nome, assume para atormentar os viajantes. Parece que a ave e o endiabrado unípede têm íntimas relações.

Dados Científicos


Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae, Leach, 1820
Subfamília: Taperinae, Verheyen, 1956
Espécie: T. naevia
Nome Científico: Tapera naevia, (Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês: Striped Cuckoo

 

Mais nomes

peixe-frito, verão, peitica, buraco-feio, crispim, fem-fem, martimpererê, matinta-pereira, mati-taperê, matintaperera, sem-fim, seco-fico, sêde-sêde, tempo-quente.

Ocorrências