Sabiá-branco
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Mede aproximadamente 23 centímetros. Possui uma máscara negra entre o olho e o bico. A cabeça é achatada, parecendo que o bico está no mesmo plano da testa. O bico é amarelo vivo e o papo é branco com riscos escuros. Algumas aves parecem ter uma gola branca separando os riscos do peito, que têm a coloração branco-acinzentado. Não apresenta dimorfismo sexual. Apenas o macho canta.
Reprodução
Constrói seu ninho em forma de tigela, usando raízes e barro. Entre agosto e dezembro acontece o período reprodutivo. São geralmente quatro ninhadas por temporada, com dois a quatro ovos esverdeados cada. A incubação, feita pela fêmea, dura em média 12 dias e após 17 dias os filhotes se tornam independentes. Aos 12 meses alcança a maturidade sexual.
Hábitos
Espécie semiflorestal, adapta-se também a áreas urbanas. Só canta em época de acasalamento, na primavera (agosto a dezembro).
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Para evitar predadores nas proximidades do ninho, o casal mantém o ninho sempre limpo. Assim que um filhote faz suas necessidades, uma bolsa com excrementos é engolida imediatamente pelo sabiá adulto que estiver no ninho. Outras espécies também utilizam esta estratégia.
Dados Científicos
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae - Rafinesque, 1815
Espécie: T. amaurochalinus
Nome Científico: Turdus amaurochalinus
Nome em Inglês: Creamy-bellied Thrush
Mais nomes
sabiá-poca, sabiá-de-peito-branco.Ocorrências
- Brusque (8)
- Joinville (3)
- Florianopolis (1)
- Massaranduba (1)