Jacu
Sons deste animal
Informações do animal
Característica
Ave de tamanho avantajado, mede de 68 a 75 centímetros e pesa de um a 1,2 quilo. Exibe coloração verde-bronze bem escuro, com o alto da cabeça esbranquiçado. Apresenta dimorfismo sexual. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Apresenta um sinal de excitação que se caracteriza por abrir e fechar a cauda. Têm o tique de sacudir a cabeça.
Alimentação
Pincipalmente frutos coletados no solo ou na copa das árvores. Também se alimenta de insetos, como besouros, percevejos e lagartas. Tem o hábito de chegar às árvores frutíferas para se alimentar logo ao amanhecer, muitas vezes ainda escuro e no final da tarde.
Reprodução
O ninho é construído pelo casal. Em relação ao tamanho, seu ninho é pequeno. Pode aproveitar também os ninhos abandonados de outras aves. A fêmea põe três ovos grandes, uniformemente brancos.
Hábitos
Habita o interior e as bordas de florestas entre o nível do mar e 2.200 metros de altitude. Ocorre em matas subtropicais e matas de araucárias, plantações e em estradas durante a noite. É avistado solitário, aos casais ou em bandos de até 30 indivíduos.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Jacu, em tupi, significa “o que come grãos”.
Em muito locais de zona rural próximos à mata, costuma se aproximar das casas e, se não for perseguido, torna-se dócil, muitas vezes vindo comer com as galinhas. Se criado de filhote, cria laços com os moradores, mas é arredio com estranhos. E às vezes no terreiro surge uma surpresa rara, como a da foto.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae, Rafinesque, 1815
Espécie: P. obscura
Nome Científico: Penelope obscura: Temminck, 1815
Nome em Inglês: Dusky-legged Guan
Mais nomes
jacuguaçu, jacuaçu.Ocorrências
- Urubici (3)
- Vargem Bonita (3)
- Agua Doce (3)
- Sao Joaquim (2)
- Doutor Pedrinho (2)
- Bandeirante (1)
- Blumenau (1)
- Sem localização (1)
- Lages (1)