Garça-branca-pequena
Informações do animal
Característica
Mede de 40 a 68 centímetros e pesa aproximadamente 370 gramas. Tem os tarsos e o bico pretos e os pés amarelados. É completamente branca. Como as outras garças e socós, ela voa com o pescoço encolhido e as pernas estendidas.
Alimentação
Come principalmente pequenos peixes e invertebrados aquáticos, mas também se alimenta de anfíbios, insetos e pequenos répteis.
Reprodução
É construída pelo casal uma plataforma de gravetos sobre árvores ou arbustos, normalmente em ambientes aquáticos e em ninhais, onde se encontram também outras espécies. São postos entre três e sete ovos verde-azulados e a incubação dura 25 dias.
Hábitos
Habita ambientes aquáticos cercados por florestas. Vive em bandos. Para dormir pode migrar pequenas distâncias.
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Na época da reprodução, aparecem no dorso dos indivíduos de ambos os sexos as egretas, penas delicadas que se eriçam durante a dança nupcial. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, foram a causa da matança de milhares de garças. No final do período reprodutivo, as egretas ficam bem desgastadas e são substituídas por penas de cobertura normais. A garça-pequena-branca, assim como outros ardeídeos, possui a penugem de pó concentrada no peito e na região uropigiana. Esta penugem é representada por penas que crescem continuamente e que se desintegram em pó azulado ― este é espelhado pelo bico na plumagem da ave e absorve as suas impurezas. Com auxílio da unha do dedo médio do pé, transformada em pente, a ave faz a limpeza da plumagem.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae, Leach, 1820
Espécie: E. thula
Nome Científico:Egretta thula,(Molina, 1782)
Nome em Inglês,Snowy Egret
Mais nomes
garça-pequena, garcinhaOcorrências
- Abdon Batista (3)
- Laguna (3)