Gaivota

Videos deste animal     (1)

Informações do animal

Nome: Gaivota
Nome científico: Larus dominicanus
Nomes populares: gaivotão.

Característica

É a maior gaivota do Brasil; mede aproximadamente 58 centímetros, chegando a pesar um quilo. Não apresenta dimorfismo sexual. O adulto possui a cabeça e as partes inferiores brancas, o dorso e as partes superiores das asas pretas, com nódoa vermelha na ponta da mandíbula. O imaturo tem o bico negro, a plumagem castanha intensamente manchada de branco e as partes inferiores brancas salpicadas de castanho.

Alimentação

A gaivota é oportunista; consome peixes mortos encontrados na praia, pescados por ela mesma ou roubados de outras aves, ovos, moluscos e pequenos vertebrados, como anfíbios e roedores. Também visita depósitos de lixo à procura de algo que possa matar sua fome.

Reprodução

Reproduz-se em pequenas colônias em ilhas próximas ao continente. Constrói seu ninho no solo, utilizando gramíneas, penas e gravetos. Defende bravamente o território do ninho. Põe três ovos verdes com manchas marrons que são incubados pelo casal num período de 24 a 30 dias.

Hábitos

É uma ave sociável, vive com os da mesma espécie, mas frequenta bandos mistos em áreas marítimas e outras áreas alagadas como estuários e foz de rios.

Distribuição Geográfica

 

Existem registros deste animal nas seguintes cidades:

Sem localização (1)
Registro mais recente: Em Sao Francisco do Sul - 17/06/2013

Curiosidades

A função da mancha vermelha na ponta do bico da gaivota serve de sinalizador para seu filhote. Quase que imediatamente após sair do ovo, a jovem gaivotinha bica por instinto a mancha no bico de sua mãe. Isso a estimula a regurgitar a comida alojada em seu papo, sendo esta sua primeira alimentação.

Diz um ditado popular: “Gaivota em terra, tempestade no mar”.

Dados Científicos

 


Classificação Científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
SubOrdem: Lari
Família: Laridae, Rafinesque, 1815
Espécie: L. dominicanus
Nome Científico:Larus dominicanus,Lichtenstein, 1823
Nome em Inglês:Kelp Gull
 

Mais nomes

gaivotão.

Ocorrências