Gaivota

Informações do animal
Característica
Não possui dimorfismo sexual.
O imaturo possui as patas acinzentadas e o bico negro. A plumagem castanha intensamente manchada de branco, e as partes inferiores brancas salpicadas de castanho. Já o adulto possui a cabeça e as partes inferiores brancas, e o dorso e partes superiores das asas pretas. Tem o bico amarelado, manchado na ponta de vermelho.
Alimentação
As gaivotas apresentam uma dieta generalista e oportunista, sendo capaz de utilizar vários habitats, diferentes presas, bem como a explotação de fontes antrópicas ORIGINAL
Reprodução
No período de março a junho ocorre o deslocamento das gaivotas adultas para as ilhas, a demarcação de território e construção dos ninhos no solo, utilizando-se gramíneas, penas e até ossos de outras aves. Os primeiros ninhos com ovos são observados em junho, incrementando gradativamente até setembro, seguido de redução em outubro e ausência das gaivotas a partir de dezembro, ocorrendo a ocupação dos estuários e das praias do litoral catarinense (BRANCO & EBERT 2002).
Apresenta alto sucesso reprodutivo, cerca 70% dos ovos eclodiram e cerca de 50% dos filhotes sobreviveram até a fase de vôo. Os filhotes apresentaram um rápido crescimento, em 30 dias já estão grande o suficiente para voarem, o que os tornam aptos a escaparem os predadores.
Os principais predadores dessa espécie são os urubus, sendo a fase mais suceptível aos ataques foram a fase de ovo e os primeiros 15 dias de vida dos filhotes.
Os filhotes ao nascer são pardos e logo deixam o ninho escondendose na vegetação, que devido a coloração de sua plumagem lhes proporciona boa camuflagem, sendo alimentados pelos adultos por longo período.
ORIGINAL
Distribuição Geográfica
Existem registros deste animal nas seguintes cidades:
Curiosidades
Esta ave perdeu uma perna, provavelmente vítima de linhas de pesca, descartadas por pescadores displicentes nos costões. Os pássaros acabam utilizando para a construção do ninho, os filhes se enroscão neles e ou perdem um membro ou morrem.
Dados Científicos
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
SubOrdem: Lari
Família: Laridae, Rafinesque, 1815
Espécie: L. dominicanus
Nome Científico:Larus dominicanus,Lichtenstein, 1823
Nome em Inglês:Kelp Gull
Mais nomes
gaivotão,Ocorrências
- Ararangua (4)
- Passo de Torres (1)
- Sem localização (1)